terça-feira, 17 de maio de 2011

Trabalhador pretende voltar ao Japão após terremoto para ganhar a vida

                                                       Kenio Ueno no Golden Week..In Kakegawa Birds Park
                                          
No dia 11 de março de 2011, o mundo presenciou um dos maiores abalos sísmicos já registrados na história. O terremoto de magnitude 8,9 e fortes ondas de tsunami devastaram cidades, ilhas, destruíram prédios, portos e deixaram um rastro de mortos e feridos.
De acordo com o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, houve 254 mil brasileiros no país na hora do ocorrido.
Kenio Ueno, 24, campo-grandense, já foi ao Japão cinco vezes, sua última ida foi marcada por tal tsunami. Ueno recebeu uma proposta para trabalhar na Sony e sem pensar duas vezes embarcou rumo ao Japão no dia 18 de março de 2010. Devido a uma crise interna, Ueno parou de trabalhar na Sony e foi para Shizuoka – Kee para trabalhar em uma montadora da Suzuki. Após dois meses de trabalho sentiram um leve tremor na fábrica, Ueno diz que tremores são normais na região e não deram importância, poucos minutos depois a linha de montagem parou e veio um tremor mais forte fazendo a fábrica parar e fechar as portas. Na volta para casa, Ueno viu uma parte da cidade destruída e logo ficou sabendo da dimensão que a catástrofe natural havia causando pelo país. Ao chegar em casa, foi correndo para o computador para deixar um recado para sua mãe que está no Brasil.
Luzia Ueno, 46, mãe de Kenio, conta que o recado chegou às 3h da manhã aqui, em seguida ligou a televisão e o desespero tomou conta de si. Embora soubesse que seu filho estivesse bem, sabia que ele morava perto do mar e próximo a usinas. A mãe pedia constantemente para ele voltar para o Brasil.
Após três semanas Kenio conseguiu um vôo para Campo Grande, chegando aqui dia 31 de março de 2011.
Kenio diz que quer voltar para o Japão dentro de quatro meses, provavelmente os portos já estarão funcionando normalmente e as peças de montagem chegarão à fábrica da Suzuki. “Quero voltar para o Japão para fazer algum curso, voltar a trabalhar na montadora e juntar dinheiro para voltar para o Brasil e montar uma academia”, diz Kenio, “no Japão é assim, você consegue o que quer, é um bom lugar para ganhar dinheiro. Mas não quero morar lá para sempre, pretendo voltar para o Brasil assim que conseguir uma boa quantia” finaliza Kenio.



                                                                                                        (g1)



Nenhum comentário:

Postar um comentário