terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TCC: a escolha do meu tema


Tanto tempo sem postar no blog, que nem lembro como começar uma postagem.
Okay, mentira minha, jornalista nunca esquece como começar um texto.

Agora, com meu TCC apresentado, aprovada com nota 10, esperando minha colação de grau acontecer, resolvi compartilhar um pouco de como o processo até a apresentação. Esse post é sobre como surgiu a ideia para o meu tema!




Lembro-me como se fosse hoje! Eu, no meu segundo semestre de faculdade, cursando Jornalismo desejando cursar História (desejei isso até chegar ao terceiro semestre e me apaixononar completamente por Jornalismo), decidi o tema da minha monografia. HÁ, iria falar sobre Ana Bolena. Mas... como? Aí achei impossível e resolvi mudar para Boudicca, que também não virou nada e então, assistindo um documentário sobre a Revolução Francesa, no History Channel, decidi: MARAT! Iria falar sobre Marat e como seus escritos nos jornais colaboraram para que a revolução acontesse, e o tema era isso, era PERFEITO!

Sustentei essa ideia por um tempinho, não é brincadeira, achava que daria certo. Mas, eu tive um problema básico. Okay, foram dois problemas básicos: 1- não havia terminado o francês, e muitos escritos são em francês; 2- NÃO ACHEI NENHUM JORNAL PUBLICADO POR ELE NA INTERNET, e não daria ara ir à Paris achar um né. Então... o tema caiu.

Eu ainda naquele clima de Revolução France, e toda a beleza da Liberdade é azul, da Igualdade é branca e da Fraternidade é vermelha (tendo um breve momento Krzysztof Kieslowski agora), resolvi que falaria sobre Camille Desmoulins - mais um jornalista da revolução - e fiquei feliz né! Beleza.. a única biografia que achei na época foi de um cara que diz que em uma hipnose descobriu que era a reencarnação do jornalista da revolução e escreveu sobre isso. Mais um tema jogado fora.

Então, comecei a ler muito sobre Franz Anton Mesmer e sobre Rasputin, e tive a brilhante ideia de querer falar sobre o Magnetismo Animal ou sobre Hipnose! Não preciso nem falar que não rolou né? Então... não rolou.

Parti para o ramo musical, porque não? E a música era "O bêbado e a equilibrista"! Fala de Herzog, Henfil, liberdade de expressão, etc, etc, etc, e era perfeita! Tudo okay, menos o tempo que não iria colaborar para eu aprender sobre música e fazer uma análise digna de Oscar. oioioi

Chegou a hora de fazer meu pré-projeto e pensei em algo mais próximo, mais atual. Pensei em Pagu (olha a minha ideia de atual). Estava tudo certo! Comecei a pesquisa, comecei a ler livros, assistir filmes, a me entregar ao mundo jornalístico de Pagu. Mas a pesquisa não está completa e eu não consegui ter mais acesso, travei nas informações. Mudei de tema mais uma vez.

Eis que vem a sugestão: Queda do diploma de Jornalismo. Fazia sentido, estava me formando, o diploma não voltava, provavelmente fazia parte da última turma de jor da faculdade, tudo certo. Em cima de notícias, leis e artigos, desenvolvi meu pré-projeto. Foi chato de fazer, não via a hora de acabar. Não me envolvi com o tema, não fiquei feliz em fazê-lo. Sabe, para fazer uma monografia, você tem que se apaixonar pelo tema - quanto mais você se envolver, melhor ficará e mais fácil será de fazê-lo. Já havia decidido que trocaria de tema, mas estava com medo de não dar tempo para desenvolver outro. Então aconteceu algo que por força maior fez meu tema cair: O DIPLOMA VOLTOU \O/ todos comemoram.

Livre da obrigação de um tema que não conseguiu me empolgar, comecei a buscar outro. Sugestões como cinema, grafite e tudo quanto é arte  me veio à cabeça. ENTÃO, assistindo a apresentação de TCC de um amigo, que apresentou um documentário sobre hanseníase, como um passe de mágica tudo ficou claro na minha mente: CÂNCER DE MAMA!

Então, decidida a falar sobre o Câncer de Mama, comecei. Choquei muita gente, pois quem me conhece não imaginava me ver fazer algo relacionado à saúde, mas sim na área cultural. Mas não tenho mais o que dizer alé de que esse tema veio para mim. Não foi algo que pensei ou pesquisei, surgiu como um estalo.

Como em Comunicação Social podemos escolher entre monografia e produto e relatório, resolvi que faria um livro. A princípio seria um documentário, mas ao meu ver, cabia mais um livro.

Abracei o tema e comecei. Comecei a fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso. Comecei a corrida contra o tempo!



Um comentário:

  1. Lembro bem de quando voce me falou uma vez, em 2011, sobre o Bebado e o Equilibrista. Depois, mencionou algumas vezes Pagu, até que anunciou o cancer de mama.
    agora, falta um post sobre a produção e o resultado final :)
    parabens pela escolha

    ResponderExcluir