quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TCC: correndo contra o tempo



Resolvi falar sobre como foi fazer o meu Trabalho de Conclusão de Curso. Comecei com TCC: escolha do meu tema, agora falarei sobre o processo de produção do meu projeto.

Pois bem... tema definido (Câncer de Mama), outro pré-projeto pronto, orientador definido - mãos à obra!

Como escolhi o orientador? 

Afinidade conta? CONTA! Você não irá querer que aquele professor que você não gosta trabalhando com você né. Virão muitas brigas e dores de cabeça, e o trabalho pode empacar. 

Linha de pesquisa conta? SIM! A orientadora que escolhi, trabalha com uma ONG e também trabalha com mulheres. Vive os temas sociais, e como o tema do meu projeto era social e referente à mulheres, tenho certeza que fiz a escolha certa.

Buscando meu foco
Sentei com a minha orientadora e mil ideias vieram à cabeça. Muitas colocadas em prática, outras não foram possíveis, mas muita coisa foi aproveitada. 

O foco do meu trabalho foi definido da seguinte forma: o tema era Câncer de Mama. Câncer de Mama em quem? Mulheres? Homens?  Quem entrevistar? Quantas pessoas? 

Meu TCC é um produto e relatório. O produto é um livro de entrevistas onde entrevisto sete mulheres que tiveram o câncer. Definido isso, era a hora de começar.

Mas só as mulheres? E o que a família passou? E o médico? E os vizinhos, papagaios e titios? NÃO! APENAS AS MULHERES! No TCC você tem que definir bem o tema. Por exemplo, se você for falar sobre o seu dedo mindinho, você não irá falar sobre a mão, o braço, o tronco e o corpo inteiro, irá focar no seu dedo mindinho.




Primeira etapa

Não estou querendo puxar sardinha para o lado da minha orientadora, mas eu fui muito bem orientada. Ela me deu total liberdade para eu desenvolver meu projeto como eu quisesse, ela orientou, mas não o transformou. Sentamos e montamos o sumário. Montar um sumário na primeira etapa é a melhor coisa, pois você fica com os pontos do relatório prontos, depois é só desenvolver. Tive uma ótima direção, o relatório dividido e 4 capítulos e tudo okay. O primeiro falaria sobre a importância do seio para a mulher (amamentação, feminilidade, sexual, prostesto, etc), o segundo... bem, não lembro ao certo, pois eu mudei o sumário, o terceiro era a parte que eu falava sobre o jornalismo e o último sobre o meu livro.

Começando o livro: Eu não tinha ideia sobre por onde começar, então contatei uma mastologista para me ajudar com as fontes. Com tal ajuda profissional, tive acesso às minhas entrevistadas. Também peguei alguns livros sobre câncer de mama, para melhor entender, visto que era um assunto completamente novo para mim e que não estava familiarizada.

Quando peguei os livros, a coisa certa é fazer um fichamento. Como? Acredite, você não terá tempo para ler todos os livros, o melhor é ir pelo sumário direto ao assunto, anotar as partes que lhe interessam (sempre com número de página, para as citações), e pronto. Em menos de meia hora você ficha um ou dois livros. Isso lhe faz ganhar um tempo que você não faz ideia.



                                                                                              (enem.net)

Hora de fazer o relatório


Peguei o sumário e comecei. Comecei a não gostar e deletei tudo o que havia feito, rasguei meu sumário e fiz outro. Me achei louca, não tinha tempo esses surtos, mas eu precisava. Percebi que não estava falando de algo muito importante. DO MEU PRÓPRIO TEMA! Não estava falando sobre a doença. Então refiz o sumário e o dividi assim: 

CAPÍTULO I  - O CÂNCER DE MAMA

1.1 A mama e sua função

1.2 Autoexame

1.3 Diagnóstico

1.4 Cirurgia

1.5 Reconstrução

1.6 Radioterapia

1.7 Quimioterapia

CAPÍTULO II – ALÉM DO CÂNCER

2.1 Qualidade de vida

2.2  Fatores Psicológicos

2.3 Fatores Sociais

2.4 Vida Emocional

CAPÍTULO III – JORNALISMO E TÉCNICA

3.1 Jornalismo e Ética

3.2 Jornalismo Literário

3.3 Técnicas de reportagem

CAPÍTULO IV – FLORES GUERREIRAS

4.1 A ideia do Livro

4.2 Processo de Produção.



Comecei pelo terceiro capítulo. 
Bia, porque você começou pelo meio?
Simples! É a parte que eu domino, a área em que irei me formar. Então o terceiro capítulo foi feito em um dia e meio. Depois acrescentei as observações e sugestões da orientadora, mas a estrutura e o conteúdo estavam prontos. Menos uma coisa a fazer.

Depois fui para o primeiro capítulo. Foi o mais cansativo e difícil. Como se trata de um assunto médico,  cujo não sou nem um pouco familiarizada, foi como estar aprendendo a ler. Muitos nomes eu não sabia, me enrolei diversas vezes, mas consegui resolver todas as minhas dúvidas e explanar tudo da forma como havia entendido. De uma forma bem didática, terminei o primeiro capítulo. Mas não sem antes ter meus momentos de desespero que eu atribuo a DOIS pontos super amor do primeiro capítulo: diagnóstico e quimioterapia.
Quando eu terminei o tópico "diagnóstico", fiquei TÃO feliz, relaxada, e pronto, tudo eram rosas... até chegar no último subtema do capítulo - a QUIMIOTERAPIA! EU DEMOREI MAIS DE 4 DIAS PARA ESCREVER UMA LAUDA, NÃO ESTOU BRINCANDO! Foi o meu desespero, a maior dificuldade que encontrei em todo o processo de produção do trabalho. Eu não dormia, eu não entendia, cada vez vinham mais e mais informações, e tipos diferentes, e eu achei que não ia conseguir... mas fui até o fim e consegui fazer bonito. Me orgulho desse tópico do capítulo.

O segundo capítulo foi fácil. Eu tinha muitos artigos sobre o tema e foi fácil desenvolver. Em dois dias eu terminei.

Só que CLARO, não é TCC se não acontecer algo bombástico né? Tem que ter aquele momento de adrenalina pura. E eu tive, e não sei como meu coração aguentou. 
Estava no meio do meu segundo capítulo quando faltou luz, okay, só o drama de começar tudo de novo não animou muito. Isso era aproximadamente duas da manhã. Para melhorar o dia, quando acordei ainda estava sem luz. Resumindo tudo... me desesperei, pois no dia seguinte teria que entregar 70% do meu relatório pronto, e liguei para o meu namorado - passei a tarde na casa dele fazendo o segundo capítulo (que ficou melhor do que como estava ficando antes de faltar luz). 

Desespero parte 2: a luz não voltava na minha casa e fiquei com medo de ter perdido todo o primeiro capítulo, de não ter como pegá-lo. Já estava corrigido, o que estava salvo no e-mail não estava. Para melhorar a situação, meu namorado estava sem internet, então ele aguentou legal o meu desespero até umas horas depois de descabelamento, minha mãe ligar e avisar que a luz havia voltado para salvar o meu TCC. \o/

AVISO: É SÉRIO MESMO, quando falam DIGITEM E SALVEM... FAÇAM ISSO! Não esperem terminar o parágrafo ou o capítulo. TERMINOU A FRASE, SALVE-A!




O último capítulo do livro, foi o último que montei, pois fala sobre o livro, que ainda não estava pronto.

A primeira parte foi contatar as fontes e conseguir uma autorização. Como meu produto é um livro, pedi uma autorização onde cada uma das sete mulheres assinavam e concordavam participar do livro. Isso pronto, foi só marcar as entrevistas e começar.

Após a quarta entrevista, me vi em um impasse... todas as mulheres que havia entrevistado, tinham uma situação financeira muito boa, eu precisava diversificar para mostrar que o câncer não escolhe e atinge qualquer mulher, então fui à RFCC e consegui uma fonte de uma mulher bem simples, que seu transporte é o coletivo e sua casa não passa de dois cômodos. E meu professor também me passou um contato de uma mulher que fugia dos padrões financeiros das primeiras, e essa mulher me apresentou a vizinha, que também teve o câncer, então tudo ficou flores. Sete mulheres completamente diferentes e todos os aspectos.


Entregar o relatório

Na hora de entregar, deve ser impresso uma cópia para cada participante da banca e uma para você.





Como eu sou feliz, montei um kit para cada professor, que incluída uma bandana (simbolizando o lenço da quimioterapia), um esmalte pink (simbolizando o Movimento One Color), uns folders de campanhas e um cd (com a capinha personalizada, o livro em pdf, um adesivo para carro da campanha Outubro Rosa, um broche, e o jingle da Campanha Eu Amo meus Peitos).








No próximo post, falarei sobre o livro - Flores Guerreiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário