terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dimensões do Diálogo

"Dimensões do Diálogo" é um curta produzido por Jan Švankmajer  (o rei em Stop-Motion) em 1983. 
Seus filmes são considerados únicos em essência e gênero. Objetos e alimentos tomando vida e movimento em ambientes escuros e fechados são características constantes nos filmes de Švankmajer . [fonte: filmow]



Sinopse: Um retrato da comunicação dividido em três partes: a primeira mostra três cabeças (feitas de diversos materiais, entre frutas, peças de cozinha e material escolar) devorando-se infinitamen- te; o segundo retrata um casal e seus problemas para lidar com o produto de sua paixão; e o último mostra duas cabeças jogando uma variante bizarra do jogo pedra-papel-tesoura.


Resolvi postar esse curta no meu blog pois o achei fantástico. Sem mais.
Arrisco até dizer que é um dos melhores curtas que já assisti. (okay, coloco todos os curtas do Švankmajer na minha grande lista de favoritos ♥)

Fiz uma breve análise do curta - que é dividido em três partes - que é uma animação intensa, psicológica e reflexiva.

O primeiro curta dos três que montam a peça, mostra como o homem é fruto da cultura e depois como a cultura é fruto do homem - cada vez que um ''engole'' o outro, ''cospe'' - cria - um ser novo e diferente.

Na sequência temos um casal, que após uma relação sexual incrivelmente linda, percebe o surgimento de um ser estranho e tentam um jogar a responsabilidade para o outro, assim começando uma briga até se destruírem. No início da segunda parte temos o casal tornando-se um só por desejo, momento, paixão... no final vê-se eles se tornando um só quanto a deterioração do relacionamento.

Por último, a compatibilidade de pessoas que no começo se concordam e se completam, até com o passar do tempo se desentenderem até se destruírem.

FANTÁSTICO! Vale muito apena reservar onze minutinhos para apreciar esse curta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário