terça-feira, 29 de março de 2011

A corrida mais famosa das telas de tv

Quem não lembra do desenho “Corrida Maluca”?



Produzida por Hanna-Barberama, é das séries em desenho animado mais famosas de todos os tempos, embora tenha tido apenas 34 episódios entre 1968 a1970, é vista até hoje.
No último Festival de Velocidade de Goodwood, um dos mais populares eventos automobilísticos da Inglaterra, que acontece todos os anos em Goodwood - West Sussex. Na edição de 2009, A Corrida Maluca ganhou vida. Pois é, quem estava no autódromo teve a sensação de estar dentro de um desenho animado, com as réplicas dos carros da série e os donos dos carros caracterizados dos personagens, A Corrida Maluca e seus carros inimagináveis agitaram a galera. Participando de uma corrida de verdade, os pilotos não fizeram feio.


Sobre a série
Cada episódio é uma corrida onde sempre há um vencedor diferente, vinte e três pilotos e onze protagonistas. Para vencer esta emocionante corrida, era válido de tudo um pouco... voar, metralhar, trapacear... o importante era ganhar. Mas, como em tudo na vida há o misticismo do bem e o mal, como em toda série, novela, animação, livro, história, há um vilão, a série não deixou por menos e deu ao seu público o vilão mais atrapalhado que arquitetava seus planos mais cruéis de trapaças para vencer a corrida com o cachorro Muttley (famoso por sua risada inconfundível). Este vilão é Dick Vigarista.
Entre os dez protagonistas, Dick Vigarista pilota o carro de número 00, a temida Máquina do Mal. Após passar o longo do episódio inteiro trapaceando na corrida, fazendo mil e uma armadilhas para ganhar, nunca chegou o pódio por meio dessa sua... podemos chamar de técnica (?). Mais uma vez fica demonstrado que a maldade não leva a lugar nenhum, não é através dela que você chegará ao pódio.
Carro 01, Carro da Idade da Pedra, pilotado pelos irmãos rocha (irmãos Rock e Gravel), dois homens das cavernas que carregam consigo duas espécies de cacetete de madeira, num carro de pedra, que lembra alguns carros da série Flintstones (onde o pé era o pedal). O design desses dois irmãos mais tarde viria a ser utilizado para o design do “herói” Capitão Caveeeeerrrrrnnnnaaaaaa!
O carro 02 é o carro mais assustador de todos os tempos. O carro é uma mistura de um carro antigo com uma torre de algum castelo mal-assombrado que lembra o famoso castelo das histórias do Conde Drácula. Cercado de fantasmas, no seu interior encontramos um dragão, uma serpente marinha, uma bruxa, entre outras pavorosas criaturas de contos de terror, sem esquecer dos morcegos que voam em volta do carro. O Cupê Mal-Assombrado é pilotado pelos irmãos-pavor, que por sua vez são horripilantes, um gigante que lembra Frankenstein e um pequeno vampiro roxo metido a cientista. Eventualmente, eles contam com a ajuda do dragão de estimação para usar suas asas para dar mais velocidade ao carro.
O carro que carrega o número 03 pintado em sua lataria é nada mais nada menos que o carro do Professor Aéreo, um cientista maluco com um ótimo senso de humor. O Carro de Mil-e-Uma Utilidades, que é uma mistura de barco com navio, avião e carro, era imbatível às armadilhas de Dick Vigarista. Rival número 1 do vilão da série, o Professor Aéreo geralmente muito bem equipado, possuía no carro sempre uma invenção que permitia parar as armadilhas feitas por Dick..
O 04 Barão Vermelho, foi completamente inspirado no herói da Primeira Guerra Mundial, o barão Manfred von Richthofen. Von Richthofen foi um dos primeiros a pilotar o avião triplano Fokker, que estreou nas frentes de batalha no outono de 1916. Era um avião de caça pequeno, a agilidade e a velocidade de decolagem eram sua principal arma. Em manobras, era impossível colocá-lo em mira, mas, se seguisse um rumo fixo, tornava-se alvo fácil. Foi isso o que provavelmente acabou com Richthofen. Sendo abatido pelas costas, no dia 21 de abril de 1918 (pouco antes de completar 26 anos), pelo piloto canadense Roy Brown. Richthofen dizia sentir um verdadeiro prazer em liquidar um inimigo. O Barão Vermelho da séria Corrida Maluca é, na verdade, um avião com rodas inspirado no avião da primeira guerra mundial desse piloto alemão Barão Vermelho. Seu carro de número 04 pode voar sobre obstáculos ou destruí-los com sua metralhadora.
Parem tudo! Aí vem o carro de número 05. Mas que perfume, que delicadeza, que chame. Aaah essa Penélope Charmosa que atrai olhares e faz o coração de Peter Perfeito disparar, é a única mulher da corrida. O Gato Compacto é um carro rosa com linhas femininas, que possuía várias engenhocas que ajudavam Penélope a manter seu charme. O carro era bem equipado com um secador de cabelo, spray de perfume, pó de arroz e batom.
O Carro Tanque, número 06, é uma mistura de tanque com jipe pilotado pelo Sargento Bombarda e pelo Soldado Micas, passa por cima de qualquer obstáculo ou usam o canhão para destruí-lo.
Don Corleone e Al Capone que aguardem, pois no carro 07 vem aí com A Quadrilha da Morte com seu Carro-a-Prova-de-Balas. A Quadrilha da Morte é um grupo simpático de gângsters, que pilotam um carro dos anos 20. A Quadrilha da Morte é composta por sete integrantes que mais lembram os sete anões do desenho Branca de Neve, são eles o Clyde (o líder), o Dum Dum (o bobo), Pockets (que carrega as bugigangas), Zippy (o super-rápido), Snoozy (o soneca), Softy (o chorão) e Yak Yak (o nervoso). Todos os sete sentam no banco da frente na hora de arquitetar algum plano de vitória.
Tio Tomás e o urso medroso Chorão dirigem tranquilamente o carro de número 08, o Carroça à Vapor. Enquanto o Tio Tomás a conduz com os pés, fumando seu cachimbo, pensando na sua vida bucólica com um sorriso no rosto, Chorão rói as unhas de pavor. O Carroça à Vapor é uma mistura de carruagem nobre com carroça e uma chaminé. Os responsáveis por este carro foram baseados na Família Buscapé.
Que classe, que elegância, que beleza, que pose de galã de novela das 20h, parece o Paul Newman conquistando a Liz Taylor e um de seus filmes, aí vem o Peter Perfeito! Galã encantado por Penélope Charmosa, dirigindo o seu Carrão Aerodinâmico – carro de numero 09 – embora Peter Perfeito fosse um cavalheiro de arrancar suspiros, seu carro passava a vida a desfazer-se, obrigando Peter a toda hora parar de correr para arrumar seu carrão, embora de vez em quando, conseguisse safar-se de algumas situações bastante bizarras, devido ao desenho do seu carro.
Pilotado por Rufus Lenhador e pelo seu escudeiro castor com cara de nerd, Dentes-de-Serra, o último carro em destaque, o de número 10, é o Serromóvel, um carro de madeira com rodas que são serras redondas que passam por cima de qualquer coisa.

Nostalgia...
Em uma roda de tereré, conversando com uns amigos, começamos a lembrar das programações televisivas que marcaram nossa infância, e logo veio A Corrida Maluca e a discussão de quem era o melhor piloto e o melhor carro. Marcella Santos, 20, estudante de multimídia na UNIDERP, diz que sempre gostou do Dick Vigarista e do Rabugento (Muttly) e vibrou quando eles ganharam a corrida (isso ocorreu uma vez, em que não trapacearam e ganharam), ela prefere os vilões. André Fernandes, 23, analista de sistemas, e Beatriz Helena, 19, acadêmica de jornalismo pela FES, já entram em um acordo, para eles o melhor era o Professor Aéreo – o inteligente. Helen Lemos, 22, jornalista e futura advogada, já prefere a Penélope Charmosa – “Me identifico muito com ela!”, exclama. Luzia Helena, 41, artesã, sem motivo aparente era apaixonada pela Quadrilha da Morte. Bruno Alves, 5 anos, diz que gosta do Barão vermelho e torce para que ele vença todas as corridas.
Após 42 anos do desenho A Corrida Maluca continua despertando interesse em geração após geração.



E é dada a largada para... a Corrida Maluca! Façam suas apostas e que vença o melhor!





Nenhum comentário:

Postar um comentário