sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Colégio Salesiano Dom Bosco eco alfabetiza seus alunos

Do fundamental I ao cursinho, o CSDB (Colégio Salesiano Dom Bosco) vem trabalhando ativamente com seus alunos o tema Meio Ambiente. Colocando este assunto em prática desde a primeira infância até a formação pré-vestibulando, eles acreditam estarem formando pessoas melhores e conscientes para a sobrevivência sustentável do nosso planeta e do ser humano. A Educação Ambiental está inserida em todas as disciplinas.
Há dois anos, a Supervisora do Ensino Fundamental I Gláucia Lima Vasconcelos junto com a Coordenação Pedagógica e a Orientadora Educacional do Ensino Fundamental I em equipe com os professores realizam esses projetos.
O projeto nomeado “De onde vêm as coisas” trabalha com o 1º ano do Ens. Fundamental, onde eles investigam a origem de materiais que nós usamos e quais são de recursos naturais (papel, plástico, vidro, petróleo, entre outros), e após a transformação da matéria-prima em produto quais os danos que isso pode causar ao meio ambiente. Nesse bimestre o material trabalhado é o copo de plástico, onde as crianças não podem usar copo de plástico no período que estiver na escola, tem que levar garrafinhas para encher de água, pois o copo de plástico demora mais tempo para se deteriorar e não é reciclável. Esse projeto é complementado com outras sérias que trabalham a questão da reciclagem.
O 2º ano trabalha com animais silvestres e domésticos e o 3º ano trabalha com arborização do município. Na última terça, 01 de junho, os alunos do 3º ano plantaram mudas de árvores na Rua 14 de julho.
O 4º ano trabalha com os 3R (reduzir, reciclar e reutilizar) eles trabalham do “Preciclar”, que é o pensar antes de comprar para reduzir o consumo. E o 5º ano trabalha com a Redução de água e energia, os alunos irão distribuir no centro comercial campanhas de redução de água e energia.
Estes projetos serão trabalhados o ano inteiro e apresentados na FECON.
Há quatro anos, do 6º ao 9º ano o tema Meio Ambiente é envolvido em conteúdos, oração e nas orientações. O 6º ano é a turma encarregada do reaproveitamento de materiais confeccionando jogos e trabalhando com customização. O 7º ano trabalha em pesquisas sobre o lixo hospitalar e também sobre o tráfico de animais. O 8º ano tem um projeto de visita a aldeias indígenas e estudos de como os índios encaram as questões ambientais. O 9º ano trabalha em poesias de cunho ambiental.
O 1º do Ensino Médio está envolvido há quatro anos em um projeto institucional ambiental e cidadania, onde fazem um estudo sobre caixa de carbono (quanto é produzido e a quantidade de carbono utilizada), após o estudo os alunos reciclam essas caixas.
O 2º ano trabalha com a compensação de dióxido de carbono – o assunto é estudado e através de um site, é feito um levantamento de quantas árvores cada um terá que plantar para compensar a emissão de CO2.
O 3º ano, junto ao Cursinho, trabalha a dez anos no projeto “Plantio de Árvores Frutíferas do MS”. O projeto é uma parceria com o Estado e é realizado em um espaço no Parque das Nações Indígenas. Nesse espaço mais de 200 mil árvores foram plantadas por alunos do Dom Bosco e aproximadamente 150 espécies diferentes de plantas. Para os interessados em saber mais sobre o tema entrar em contato com o professor de Biologia Edilson Soares através do telefone 9241-5095.
O assunto Meio Ambiente também é tratado nas palestras de atualidades, realizadas todas as quintas-feiras no teatro Dom Bosco.
O 3º ano também trabalha com um sistema de Simulador de Energia, criado pelo professor – engenheiro civil – Antônio Leonardo, que sempre teve uma consciência ambiental e acha importante implantar isso nos alunos, o projeto “Conscientização do Consumo e Energia Elétrica” nasceu em 2002 e funciona da seguinte maneira: entra-se no http://www.cdb.br/ e procura-se o ícone “simulador de energia”, lá é feito um cadastro, com a conta feita é cadastrar um produto (por exemplo, microcomputador), colocar quantas horas por dia e quantos dias ele fica ligado, e o programa irá somar automaticamente o gasto de tal produto, assim analisando se o consumo passou da conta ou não. Esse programa é aberto à comunidade. Para maiores informações o e-mail para contato é Leo@prof-leonardo.com e o telefone 8401-3112.



(texto e foto de Beatriz Cruz) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário