terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

45 anos sem o homem que nunca sorria



Consagrado por ser  ''o cara de pedra'', "o cômico cara de pau" e ''o  homem que nunca sorria'', Buster Keaton (04/10/1895 - 1o/2/1966) ficou conhecido por fazer comédia e manter a mesma expressão facial ao longo de seus filmes.
Diretor - ator - acrobata - rebelde - gênio - fez parte da quarteto cômico da Era de Ouro de Hollywood.
Joseph Francis Keaton ganhou o apelido "Buster" - o demolidor - por sua incrível resistência a tombos. Logo adotou o nome para seu eu artístico - Buster Keaton.


Keaton  disse uma vez que  um homem triste  é mais engraçado que o cômico alegre, que de certa forma o drama melhora a comédia. "Perguntam-me sempre porque eu guardo uniformemente esta expressão desolada em todos os meus filmes. É que observei desde minha estréia no music-hall que uma vez terminado o ato mais ou menos cômico, provoca-se um riso maior se ficarmos indiferentes ou espantados com as gargalhadas dos outros", disse Keaton em uma entrevista em 1962.




Nas duas primeiras décadas do século XX, no auge do cinema mudo, de acordo com Keaton ninguém trabalhava com um "roteiro sério", era tudo improviso. Quando Keaton não dirigia seus filmes, ele bagunçava todo o roteiro com sua genialidade.


"Nem sempre Keaton dirigiu seus próprios filmes, embora colaborasse ativamente na elaboração dos roteiros. Embora não pretendesse, muito cedo ele passou a ser comparado ao maior cômico de todos, Chaplin, que sempre foi ciente de sua majestade. Nenhum dos dois jamais falou sobre a rivalidade mudialmente conhecida, sempre elogiavam os filmes um do outro. No entanto, a disputa era inevitável, já que ambos dominavam o mundo da comédia. Esta rivalidade se acentuou em 1952, quando Chaplin convidou Keaton para fazer dupla com ele em Luzes da Ribalta, longa metragem que espantou os espectadores pelos poucos minutos que foram reservados a Keaton. “A participação de Keaton era de meia hora. Acontece que ele, na cena que aparecia com Chaplin, estava muito melhor do que este. Keaton estava genial. Por isso Chaplin cortou a maior parte das cenas”, declaou Orson Welles, logo após a estréia do filme, para aumentar ainda mais os rumores sobre a rivalidade." (Alice Melo)


Após  50 anos de sua estreia cinematográfica, Buster Keaton ainda era o record de bilheterias nas salas dos cinemas.
Em 1959 ganhou um Oscar pelo conjunto de sua obra.



Buster Keaton morreu no primeiro dia de fevereiro do ano 1966, vítima de câncer, já convivia com sua doença há três anos. O mundo parou para prestar homenagens ao gênio do cinema. O único que sabe o jeito certo de como ordenhar uma vaca, como montar uma casa pré-fabricada, como resgatar um trem, como sobreviver a força de um vento forte, como apertar a calça folgada durante um casamento, como ser Buster Keaton para a arte e para o mundo.



A arte de Buster Keaton ultrapassa décadas inspirando vários artistas cômicos e sendo de modelo até hoje para novos artistas na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário