quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jasbra/MS e Jane Austen e eu!

É com grande satisfação que venho divulgar o 1º Encontro Regional da JASBRA no Estado do Mato Grosso do Sul.




Quem me conhece sabe que há tempos venho procurando por outras admiradoras da Jane aqui no MS e já havia encontrado uma ou duas, mas um encontro de fato ainda não tinha sido possível. Até que em novembro de 2011 postei no grupo Jasbra do Facebook um pequeno chamado aos membros sul-mato-grossenses.
Em meados de dezembro, a Beatriz comentou meu tópico e desde então temos conversado sobre a possibilidade de efetivar esse encontro, já que ela, morando na capital, conhecia mais algumas pessoas que teriam interesse num encontro sobre Jane Austen.
Assim, duas semanas atrás, fechamos um final de semana possível. E semana passada fechamos, finalmente, data, hora e local.
Enfim... É com grande satisfação que convido aos admiradores sul-mato-grossenses de Jane Austen  (e também aqueles de fora que estarão por Campo Grande na ocasião) a participar com a gente desse encontro que, com certeza, será fantástico!

Será no dia 11/02 (sábado), a partir das 17h, no Fran's Café, localizado na Rua Marechal Rondon, 2453, Centro, em Campo Grande/MS.

Como faremos reserva de mesa para o encontro é interessante que quem queira participar confirme por meio do evento no Facebook ou, se não tiver conta no Face, confirme via e-mail: eveline@jasbra.com.br ou beatrizhelenacruz@hotmail.com.

E pra marcar esse primeiro encontro, escolhemos a seguinte frase:


"Tudo foi acontecendo tão devagar que não sei bem quando começou. Mas acredito que deva ter sido quando vi pela primeira vez os lindos campos de Pemberley."




(nota criada por Eveline Gomes)


Agora... como eu conheci Jane Austen:


Não irei dizer que já nasci sabendo da existência dela e me apaixonei perdidamente, pois conheci Austen através do longa "Razão e Sensibilidade" (de 1995), e é, detestei a Marianne Dashwood e amei a Elinor - brincava até com uma amiga dizendo que eu era a razão e ela a sensibilidade - mas hoje em dia a visão mudou um pouco que horas que me sinto mais sensibilidade e agora entendo a Marianne. 

Depois disso veio "Mansfield Park" (1999), "Orgulho e Preconceito" (2005), fotinhos fofas e citações de internet. Comecei a me empolgar e a assistir filmes e seriados sobre a autora, comecei também a ler mais sobre ela. Então a Wendy me mostrou o grupo sobre Jane Austen, no facebook, e comecei a bater um papo com a Eveline sobre um encontro aqui e blá blá blá. 

Final do ano passado, assisti um filme MARAVILHOSO, chamado "The Jane Austen Book Club" (há um livro sobre ele, mas ainda não achei tradução para comprar), que fala sobre pessoas que se encontram durante seis meses para discutirem Jane Austen. Cada mês um livro era escolhido e lido para tal discussão acontecer. Achei a ideia ótima, e como não havia lido nenhum livro ainda, comentei sobre isso com a Eveline e vamos ver no que dará.


Comecei a ler "Orgulho e Preconceito" em 2009, na faculdade, mas nunca terminei. Então em janeiro desse ano, comprei meus primeiros livros da Jane Austen
Comecei do zero "Orgulho e Preconceito" e estou amando. Sábado agora terá o primeiro encontro JASBRA aqui no MS, e estou mega empolgada.



Sou muito apaixonada pelas capas da L&PM . Agora só me falta "Mansfield Park" *-*
Como ainda estou lendo "Orgulho e Preconceito", deixo aqui meu manifesto de que eu nunca odiei TANTO um personagem de livro como odeio o Mr Wickham, que me identifico muito com a Lizzy e que estou completamente apaixonada pelo Mr. Darcy ♥.

Agora.. o que eu vi de tão especial assim nas histórias de Jane Austen?

As histórias de Austen me ensinaram a ser a protagonista da minha vida e a ser uma heroína.

E também me fazer acreditar que finais felizes podem existir no outro que não imaginamos ser possível.

Obrigada por me fazer acreditar em mim, e acreditar no amor.




3 comentários:

  1. Caramba, Beatriz!!! Vai parecer mentira, mas sonhei com o filme Orgulho e Preconceito esta manhã! Acordei, mudei os canais aleatoriamente, quando me deparo com o filme!!!! Não tenho a menor ideia pq isso aconteceu!!!!! Só sei que o assisti pela enésima vez! Ai... Me sinto flutuando depois de assistí-lo... Enfim, só agora me interessei pela leitura do livro e fui a procura de saber quem era Jane Austen e cá estou!!! O engraçado é encontrar vc prestes a realizar uma reunião sobre ela! Loucura, não?! E morarmos perto!!! Fiquei tão contente e desejo saber se me aceitaria no encontro, mesmo não tendo lido nem uma única linha de Jane... Mas amanhã com certeza comprarei o livro!!!
    Beijos
    Débora Luz.

    ResponderExcluir
  2. Ain que lindo! Acordar pensando em O&P é muito digno *-*

    Então menina, claro que aceitaríamos no encontro, e com prazer. \o/
    É só marcar presença e aparecer. Caso não saba aonde é, tem o mapinha na página do evento no face.
    Se não me engano um livro será sorteado lá, talvez seja até do O&P.. olha a sorte hein ;)

    Se não conseguir comprar ao longo do mês, quando iniciarmos a leitura, tem e-books, bibliotecas, etc e talz *-*

    qualquer coisa me mande um e-mail: beatrizhelenacruz@hotmail.com

    Beijinhos!
    Espero você lá hein.

    Bia.

    ResponderExcluir
  3. Ah que legal Débora!!! Apareça por lá sim! Com certeza vamos adorar a sua presença! Contando as horas pro encontro já! hehehe

    ResponderExcluir